2013-02-11

ENVC têm de estar acima das agendas partidárias

A Comissão Política do PSD do Alto Minho lamenta, profundamente, a encenação política que uma delegação de Deputados socialistas levaram hoje a cabo na capital do Distrito.A visita que efetuaram aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) mais não é do que uma manobra populista, com o objetivo de tentar branquear as responsabilidades que os dois anteriores Governos, ambos apoiados pelo PS, têm na gravíssima situação em que a empresa se encontra.

Em vez de andarem a semear ilusões com discursos simplistas e tomadas de posição demagógicas, os Deputados socialistas deveriam, isso sim, empenhar-se na construção de uma solução para a empresa que lhe garanta um futuro sustentável e a manutenção de postos de trabalho.

Em vez de andarem a semear ilusões, os Deputados socialistas que hoje visitaram os Estaleiros Navais de Viana do Castelo deveriam, isso sim, explicar à região e ao País o que andaram a fazer, entre 2006 e 2010, e que iniciativas desenvolveram nesse período, no sentido de acautelar a viabilidade da empresa e uma gestão séria e rigorosa dos dinheiros públicos.

Deveriam explicar à região e ao País os apoios estatais de 180 milhões de euros concedidos, entre 2006 e 2010, pelos dois anteriores governos apoiados pelo Partido Socialista, situação que, aliás, já desencadeou uma investigação da Comissão Europeia, com a consequente suspensão do processo de reprivatização. Que destino foi dado a esta fortuna de 180 milhões de euros?

Como é que o Partido Socialista explica o passivo da empresa de centenas de milhões de euros que o atual Governo encontrou quando tomou posse, em meados de 2011? É esta forma de gerir os dinheiros públicos, que levou o País à iminência da bancarrota, que o Partido Socialista defende que se continue a seguir?

E o que têm os Deputados do Partido Socialista que hoje visitaram os Estaleiros de Viana do Castelo a dizer sobre as campanhas de propaganda levadas a cabo pelo anterior Primeiro-Ministro, instrumentalizando a empresa em nome de objetivos pessoais, partidários e eleitoralistas? Onde estão os resultados das sessões solenes transformadas em espetáculo para os órgãos de comunicação social em que foram vedetas o anterior Primeiro-Ministro e o seu amigo e Presidente da Venezuela?

E que têm a dizer os Deputados socialistas do comportamento altamente lesivo dos interesses dos Estaleiros protagonizado pelo Governo Regional dos Açores, presidido por um socialista?

Estas são apenas algumas questões que não podem ficar sem resposta por parte dos Deputados do PS que hoje se prestaram a mais esta lamentável jogada de diversão. Os mesmos que afundaram o País numa situação de iminência de bancarrota e contribuíram para a ruína da empresa, manobrando tudo de tal forma que o caos dos Estaleiros só saltou para a opinião pública duas ou três semanas depois das eleições de junho de 2011, são os mesmos que agora tentam passar a ideia de que com eles tudo seria um mar de rosas.

Outra é a postura do atual Governo e da maioria que o apoia. Em vez de manobras e de jogadas eleitoralistas, trabalha, com seriedade e rigor, na construção de um futuro viável para a empresa e para os seus trabalhadores.
Porque os interesses da região e do País jamais podem ser geridos de acordo com agendas partidárias.
E o mesmo se diga dos recursos públicos.


Viana do Castelo, 11 de fevereiro de 2013.

Os Deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo,
Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes