8 de Fevereiro de 2013

Abertura de Unidades de Cuidados Continuados na Gelfa, Darque e Ponte da Barca

A Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho congratula-se com a aprovação, hoje, na sessão plenária da Assembleia da República, do projeto de resolução que recomenda ao Governo que, durante o ano de 2013, se proceda à abertura das Unidades de Cuidados Continuados julgadas tecnicamente necessárias, enquadradas espacial e temporalmente em planos de desenvolvimento regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Assim, o Distrito de Viana do Castelo vai passar a beneficiar de mais três Unidades sediadas no Centro Social e Paroquial de Darque, no Hospital da Gelfa e na Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.
Trata-se de uma reivindicação dos Deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Viana do Castelo que, desde assumiram funções, mantiveram contactos permanentes e sistemáticos com o Governo, com a ARS Norte, com a Segurança Social e com as três Entidades que passarão a beneficiar destes serviços.
Os três deputados Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes reuniram várias vezes com o responsável pela ARS Norte e com a Segurança Social no sentido de sensibilizar a Tutela para a necessidade deste reforço para Alto Minho pois entendem que, numa lógica de prevenção, estes serviços serão um contributo importante para a melhoria da qualidade de vida.
Com a apresentação e aprovação, hoje, desta iniciativa legislativa concretiza-se mais um objetivo do atual Governo de dar resposta de uma forma responsável e sustentável às necessidades das populações, tendo em conta as prioridades clínicas, a garantia da qualidade nos serviços prestados e as disponibilidades financeiras.
Recorde-se que as Unidades de Cuidados Continuados promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.