10 de Agosto de 2015

PSD LOUVA TRABALHO DOS BOMBEIROS DO ALTO MINHO DEPOIS DE UM FIM-DE-SEMANA INFERNAL

A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo acompanhou, com grande preocupação, a situação vivida no Alto Minho no passado fim-de-semana, com a proliferação de graves e extensos incêndios florestais. A nossa primeira palavra é de apreço e agradecimento a todas as corporações de Bombeiros do distrito que estiveram envolvidos no combate às chamas, tarefa na qual depositaram, até com custos pessoais, todo o seu empenho e dedicação. A eles, e à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que coordenou todas as operações de combate, o nosso grande bem-haja pelo esforço, dedicação e profissionalismo que, aliás, ainda deu margem para apoiar também num momento difícil, os “soldados da paz” da vizinha Galiza.

Apesar dos alertas lançados com a devida antecedência pela ANPC, o certo é que no passado dia 7 registaram-se 15 incêndios, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Caminha Monção e Melgaço. Um número que subiu exponencialmente no sábado, com um total de 27 incêndios que afetaram todos os concelhos do distrito (nomeadamente em Vila Nova de Cerveira onde a situação foi extremamente grave) e que, tendo em conta a proximidade espacial e temporal, provavelmente não se teriam verificado apenas por existirem condições meteorológicas propícias à deflagração de incêndios.

Graças à intervenção dos nossos Bombeiros e de um trabalho bem coordenado, a situação desagravou-se a partir do dia 9, em que se registaram 11 incêndios no Alto Minho, estando atualmente a situação bem mais calma em todo o distrito de Viana do Castelo.